5 de dezembro de 2017

Três meses de dieta.

Tinha 58 quilos quando entrei na faculdade, há dez anos. Na altura decidi renovar o meu guarda-roupa, e entre outras coisas das quais não reza a história comprei umas calças da Levi's que adorava e que usava desde então. Durante a gravidez deixei de as usar por motivos óbvios, mas ficaram guardadas na minha caixa oficial das roupas-antigas-nas-quais-sonhava-voltar-a-caber-um-dia.

Quando comecei a fazer dieta a minha nutricionista perguntou-me qual era o meu objectivo, e eu disse que queria ficar com um peso saudável. Mas na verdade acho que tinha uma espécie de objectivo subconsciente: eu queria voltar a vestir aquelas calças, as calças de há dez anos, as calças que usava quando o Pedro se apaixonou por mim.

De certa forma, eu acho que queria pensar que a minha vida não tinha mudado grande coisa e que eu continuava a ser aquela miúda inocente e optimista, com energia para todas as aventuras da vida e sem grandes responsabilidades ou preocupações.



A Sara avisou-me que iria demorar uns três ou quatro meses a perder o peso que precisava para ficar impecável, e lembro-me que na altura isso me pareceu imeeeeenso tempo. Estávamos no fim de Agosto, em pleno Verão, ainda me faltavam quatro viagens e um número enorme de eventos sociais e era para mim impensável aguentar a dieta até ao Natal.

Três meses depois, ainda cá estou. Perdi dezasseis quilos. Teoricamente falta-me um quilo para chegar ao objectivo que tinha acordado, mas na verdade já estou a fazer a transição para a fase de manutenção.

Tenho agora 56 quilos e as calças da Levi's não me servem. Mesmo que me passem nas ancas (após muita dificuldade e uns certos saltinhos), não apertam. Foram-se.

Inicialmente chafurdei um bocadinho em auto-comiseração. Mas depois percebi que seria idiota esperar que nada mudasse, dez anos e um filho depois.

Afinal, são só umas calças.

Deitei-as fora.


(Para quem perguntou o nome da minha nutricionista, não respondi porque não sei. Foi-me recomendada por uma amiga e só sei que se chama Sara (ela disse-me o apelido, mas eu sou péssima com nomes). Mas mesmo que soubesse, acho sinceramente que os nutricionistas são como os obstetras: o que funciona para mim pode não funcionar para outra pessoa, e vice-versa. Por outro lado, recomendo vivamente terem acompanhamento nutricional se decidirem perder peso - não só pela questão de serem acompanhados por um profissional de saúde, mas também porque é um descanso ter alguém que 'controle' as coisas, que vos faça sugestões, que vos dê dicas, que faça reforço positivo quando é necessário e que seja assertivo quando é preciso.)

E pronto, está quase :D