23 de julho de 2017

Nomes e mais nomes.

Nunca fui propriamente uma pessoas entusiasmada por nomes. Tinha alguma noção do facto de gostar de nomes 'diferentes' (como Humberto), mas nunca tinha dedicado muito tempo mental ao assunto.

Durante a gravidez o assunto dos nomes deu pano para mangas. Inicialmente pensámos em Benjamim, mas como aparentemente toda a gente do mundo odiava o nome ficámos com dúvidas. Quando nos decidimos por Matias, já eu estava grávida de 33 semanas, começou outro filme: o filme do segundo nome. Ora eu não gosto de nomes compostos, mas como o Pedro queria mesmo um segundo nome lá nos ocorreu José.

Hoje acho que o nome do nosso filho é perfeito.



Na altura em que ainda tínhamos muitas dúvidas o blog Nomes e mais Nomes deu-nos um jeitão. E fiquei tão fã do tema que desde então adoro ler o blog, penso imenso no assunto, faço listas mentais dos nomes dos nossos próximos dez filhos quando estou com dificuldades em adormecer e já obriguei o Pedro a votar umas quarenta mil vezes em nomes diferentes.

Vai daí, ocorreu-me fazer uma lista dos meus nomes preferidos. Pode ser que assim nos próximos filhos não tenhamos tanta dificuldade em escolher (posso sempre sonhar, certo?) :)

Nomes femininos:


Não deixa de ser curioso que apenas 6 destes nomes estejam no top 25 de nomes femininos mais registados em 2016: Alice (14º), Bianca (24º), Clara (16º), Diana (17º), Inês (9º) e Sofia (8º). Se calhar toda a gente tem razão e eu só gosto de nomes esquisitos :D


Tanto eu como o Pedro gostamos de Diana, Gabriela e Luísa, sendo que há uma clara preferência para Gabriela. 

Por um lado, Mati e Gabi soa lindamente. Por outro, Matias e Gabriela nem por isso (acho que Matias é um nome mais forte e Gabriela é um nome mais musical). Além disso, não me ocorre nenhum segundo nome que fique bem com Gabriela. Também temos Luísa (que até é o nome da minha avó e tudo), mas confesso que gosto mais de Gabriela :)

Nomes masculinos:


Nos nomes masculinos a coisa descamba à séria, possivelmente porque trabalho com miúdos e já vomito nomes como Martim, Rodrigo, Santiago, Salvador, Gonçalo, Guilherme e por aí fora. Não tenho nada contra eles, atenção, mas simplesmente não seriam nomes que colocaria num filho. Dos nomes masculinos que eu gosto apenas 5 estão no top 25 de nomes mais registados em 2016: Gustavo (21º), José (25º), Pedro (13º), Simão (24º) e Tiago (15º).


Benjamim ficou-nos claramente atravessado, e sinceramente arrependo-me um bocado de termos sido tão choninhas. É claro que agora adoro o nome do Matias e não o trocaria por nada, mas num próximo miúdo Benjamim é decididamente uma opção. Além disso eu adoro Nicolau e acho que combinaria lindamente com Matias, mas há outra vez a problemática do segundo nome (eu sei que a Filipa me lê, por isso pode ser que ela tenha sugestões) :D

E pronto, é isto. Já sei que somos doidos, que só gostamos de nomes estranhos e que os nossos filhos vão ser uns traumatizados :D  

33 comentários:

  1. Adoro o nome Aurora, é o meu nome favorito de sempre! Nunca ninguém partilha a minha opinião, foi uma alegria vê-lo como primeiro na lista do top 5 :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em primeiro porque é por ordem alfabética :P Na verdade na minha lista está em segundo, porque prefiro Gabriela. Mas também adoro Aurora :D Há qualquer coisa nos nomes da Bela Adormecida, pronto! (afinal, o pai dela era Estêvão!) :D

      Eliminar
  2. Tenho um Estêvão, Simão e Gaspar ;)
    Adoro Nicolau e Óscar mas o marido chutou logo para canto :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que nomes lindos :D Adoro :D Por aqui o Pedro também chuta a maior parte deles, mas Nicolau mantém-se :)

      Eliminar
  3. Interessante, minha primeira sobrinha (que nascerá em dezembro) se chamará Aurora. Provavelmente Aurora Beatriz. No começo, estranhamos o nome, mas agora não consigo pensar em nome mais bonito!

    Benjamin é definitivamente um dos meus nomes masculinos preferidos. Essa história é engraçada, mas tanto meu cachorro quanto meu namorado se chamam Benjamin :) Quando eu conheci o Ben (pessoa) eu já tinha o Beija (cão).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aurora é um nome lindo :D E Benjamim também :D

      Depois de chamarmos Matias ao bebé tivemos uma vizinha que gostou tanto do nome que chamou Matias ao cão :P

      Eliminar
  4. Eu nunca gostei de nomes estranhos. Talvez por o meu não ser propriamente "normal" (Helena) e fugir às Anas, Isabéis, Susanas e Sandras da minha geração, sempre quis que a minha filha tivesse um nome "normal".
    Curiosamente Gaspar é um dos meus nomes de família, nem sabia que podia ser nome próprio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro o nome Helena :D Por aqui tive a experiência contrária. Joana é um nome normalíssimo, havia quatro Joanas na minha turma da primária e acabei por adoptar o meu segundo nome (Francisca). O Pedro também tem um nome normal, mas o trauma dele é ter um apelido normal :P Vai daí, queríamos (e queremos) nomes diferentes :)

      Eliminar
  5. Nestas listas o único nome que me perturba é Odete. Nunca ouvi alguém dizer que gosta desse nome, nem quem assim se chama. De resta acho que tens umas listas bem fora de vulgar,mas com nomes giros. Por aqui grávida de 18 semanas já temos o nome escolhido. Se for rapaz será João (tenho um feeling que "engoli" um menino) e se for menina será Inês que também está na tua lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também! É um.forte candidato a nome de uma filha minha xD

      E as mães das Odetes devem gostar, mesmo que as filhas nao gostem eheh

      Eliminar
    2. Eu adoro Odete também :D Sei lá, é um nome tão bonito :D Deve ser paranóia por causa da Princesa Cisne :D

      Eliminar
  6. Eu adoro o meu nome e achei muito giro estar na vossa lista de nomes para meninas: Luísa.
    O meu filho é Pedro Rafael e apesar de gostar muito do nome foi extremamente dificil de escolher.

    ResponderEliminar
  7. Olá. Eu tenho uma Amália Francisca. Fui alvo de muitas criticas, mas hoje, todos adoram. Nunca me arrependi. E todos a tratam por Amália.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amália também estava na minha lista original, mas depois reduzi para 25 nomes e acabei por optar antes por Amélia :) Mas também gosto imenso de Amália :)

      Eliminar
  8. Nenhum desses nomes é "estranho" nem traumatizante para uma criança. São nomes perfeitamente normais e que não estão no top dos mais registados neste momento, o que eu considero uma coisa boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não é o que dizem os meus amigos, a minha família e os meus colegas de trabalho :P Quem os ouve até parece que estamos a planear escolher Édipo ou Barrabás :P

      Eliminar
  9. A minha lista de nomes para rapazes é curta... Pedro e Gabriel. :D

    Já de meninas:
    Luísa
    Emília
    Júlia
    Alice
    Catarina
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto nada de Gabriel, o que é curioso porque amo Gabriela :D Mas lá está, são coisas de quem trabalha com miúdos, um ou outro Gabriel mais chungão e lá está o nome arruinado :D

      Também gosto de Júlia :)

      Eliminar
  10. E eu a pensar que já vinha aí o/a mano(a) do Matias. :p

    ResponderEliminar
  11. Joana, obrigada pela referência tão simpática ao Nomes e mais Nomes! :) Quando chegar a hora de escolherem o próximo nome, tenho a certeza que vai ser tão maravilhoso quanto Matias! :) Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim :P Na altura lá vou eu devorar novamente o teu blog :D

      Eliminar
  12. também tenho uma panca por nomes (e consequentemente pelo blogue da Filipa!), só que já dura há tanto tempo que já se pode considerar crónica P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já reparei que também comentas lá :P Nesse caso aguardo pela lista dos teus preferidos :P

      Eliminar
    2. [quero um prémio para o comentário mais temporalmente atrasado de sempre! :P]

      por acaso das coisas que acho mais interessantes nisto dos nomes nem é de fazer listas, mas sim algo a que pomposamente chamo de "sociologia dos nomes": o quanto muitas vezes um nome ajuda a supor a classe social de origem - não há o mesmo número de Iaras e Leandros vs Carminhos e Caetanos na Quinta da Marinha ou na zona J... - e a idade da pessoa: um Diogo provavelmente nasceu na década de 90, um Santiago depois de 2000, uma Joana é mais provável ser mais ou menos da nossa idade (ambas somos Joanas, não sei se sabes :P), "não há" Paulas bebés porque isso é nome de mãe/jovem avó.

      mas, pronto, se hoje tivesse uma filha chamava-lhe Irene (Amélia e o luso-exótico Alma também estariam no topo da lista :P). Para rapaz sou bem mais esquisita (não gosto de nada!) mas talvez Xavier, Gabriel, Artur, Filipe...
      E acho que não há nome com significado mais bonito do que Samir (ou Samira): companheiro para conversas ao entardecer :) (mas, voltando à 'sociologia', acho que este nome é demasiado étnico para uma portuguesinha de genealogia aborrecida como eu :P)

      Eliminar
    3. e esqueci-me de Afonso e Pedro, bem bonitos - mas demasiado comuns :p

      Eliminar
    4. Por acaso tenho uma história caricata em relação à sociologia dos nomes. O primeiro parto que eu vi foi de uma senhora com seis filhos, todos de pais diferentes, uma gravidez não vigiada, um parto horrível, um horror. Quando o bebé nasceu era lindo de morrer e a mãe queria chamar-lhe Leandro. E eis que a enfermeira (da MAC, leia-se) lhe grita 'Isso é nome de bardajona como você. Este menino vai ser alguém na vida, por isso devia dar-lhe um nome beto, como Afonso'. Aquilo nunca mais me saiu da cabeça, por variadas razões (e por isso é que quando a malta acha que uma episiotomia é violência obstétrica só me dá vontade de rir).

      Não sabia que eras Joana :D Por acaso não gosto nada do meu nome :P

      Tive um colega de curso chamado Samir, mas ele era mesmo indiano. É um nome bonito :) Pedro também, até pela simbologia :) E Bernardo (acho que quer dizer 'urso forte') :)

      Eliminar
  13. Eu gosto mt de Martim, mas está tão visto, que parece q ja cansa. O q é pena! Os meus favoritos para menina são Flora, Dalila, Aurora, Alice, Penélope, Clara e Luna :) mas pouca gente que me rodeia gosta das minhaa opções :p

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />